___________________

Notícias
___________________

Home
___________________

 
NOTÍCIAS
 

 

Ministério da Saúde anuncia fim da emergência para zika

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (11) o fim do estado de emergência em saúde pública por zika e microcefalia no Brasil. Há um ano e seis meses, o governo tinha declarado situação de emergência, quando o número de casos de microcefalia na região do Nordeste apresentou um aumento incomum no País. No entanto, a informação oficial é que o Governo Federal continuará tratando o tema como prioridade, incentivando as pesquisas e mantendo a vigilância e assistência às vítimas, para os casos de microcefalia em investigação.

REDUÇÃO NO NÚMERO DE CASOS
Segundo a pasta, desde o começo do ano até abril, foram 7,9 mil casos de zika no País. No mesmo período do ano passado, esse número era de 170 mil casos da doença, o que representou uma queda de 95% nas notificações de zika em relação ao mesmo período de 2016.

A decisão deverá ser anunciada à OMS (Organização Mundial da Saúde) até este final de semana. De acordo ainda com o Ministério da Saúde, o fim da situação de emergência foi anunciado porque já há conhecimento científico suficiente que comprove relação do Zika com microcefalia e outras alterações neurológicas, além da queda nos casos de zika e microcefalia por todo o País.

*Fonte: Ministério da Saúde