___________________

Notícias
___________________

Home
___________________

 
NOTÍCIAS
 

Obtenção de visto para entrar nos EUA fica mais difícil

O processo para obter visto para os EUA está mais dificil. O Presidente Donald Trump promoveu mudanças nas Leis de imigração que atingem principalmente imigrantes e refugiados de origem árabe porém existem Leis com efeito sobre os brasileiros que precisam renovar o visto de não-imigrante ou tirar o documento pela primeira vez.

Apesar da ordem de evitar a entrada de cidadãos de seis países de origem mulçumana ter sido barrada pelos tribunais americanos, um decreto assinado por Trump, em março continua valendo, onde novas medidas exigem mais rigor e podem deixar o processo mais dificil.

Entre as medidas em estudo estão: Mostrar os contatos telefônicos, revelar as senhas de redes sociais, apresentar um histórico financeiro, lista de sites que a pessoa costuma frequentar e até fazer um teste ideológico para provar que o candidato não é comunista.

Os consulados já receberam ordens para marcar menso viistas por dia e passar mais tempo com cada candidato e recolher o maior numero de informações possiveis. O obejtivo é impedir a entrada de turistas, imigrantes e até refugiados que os funcionários considerem que possam representar uma amaeaça.

Essas medidas abrangem todos os países, inclusive o Brasil onde quase 500 mil vistos foram concedidos em 2016 e cujo percentual negado triplicou em relação a 2015. Mas o Brasil ainda está entre os 10 países que mais enviam turistas para os Estados Unidos. Cidadãos de 38 países que não precisam de visto também serão submetidos as novas regras.

Grupos de defesas das liberdades individuais portestaram contras e disseram que exigir senhas pessoais é violar o direito de cada cidadão. Outra critica é que países sujeitos a estas novas regras podem aplicar a Lei da Reciprocidade e exigir as mesmas inofrmações de cidadãos americanos que queiram viajar para o exterior.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SINDETUR-RJ